terça-feira, 7 de agosto de 2012

Do medo a psicologia



  Há sempre mitos que rondam a figura do psicólogo. Por mais imbecil que pareça, parei para pensar muito sobre isso hoje. Detemos (sim, estou estudando para ser um psicólogo) um saber que na cabeça de muitos parece místico. Um saber sobre todas as questões ocultas do ser humano. Mas ao mesmo tempo que parecemos deter esse saber, nos tornamos uma figura também tenebrosa. Quem é aquele que sabe de mim o que eu mesmo não sei?
  Interessante pensar assim. Temos medo do desconhecido, isso todos nós sabemos. O desconhecido sempre cria altas expectativas, sempre nos deixa ansiosos e sempre nos dá aquele frio na barriga. Mas e quando esse desconhecido é você mesmo? Pior do que enfrentar algo que você desconhece, é você ter noção de que há alguém dentro de você que você mesmo desconhece. Isso assusta e assusta muito. E entendo que não seja fácil enfrentar essa idéia.
  Porém ao meu ver, é ainda mais difícil de aceitar a idéia de que eu desconheço parte de mim, a idéia de que alguém ou algo faz ações, toma decisões e tantas outras coisas e que, teoricamente, eu não tenho conhecimento. Isso me assusta muito mais, saber que não sou dono de parte de mim. Talvez seja um narcisismo em excesso, talvez um metodismo em excesso, sei apenas que quero me conhecer cada vez mais. Para que assim, eu os conheça cada vez mais...

Nenhum comentário: