domingo, 2 de setembro de 2012

A história de cada lugar

Vale a pena a legenda, a imagem se chama Vestígio - Ruínas poéticas


  Uma manhã de domingo que não me prometia nada. Saí de carro para treinar, tomei café, comprei pão e resolvi comprar um frango assado para o almoço, numa pequena lojinha frente a igreja. Cheguei as 9 da manhã, mas o frango só saia as 10. Fui a banca, enrolei e não se tinham passado 10 minutos e quando voltei, talvez meu olhar de perdido fez a dona da loja conversar comigo e com a minha mãe. E a agradeço por essa conversa.
  Aprendi muito sobre culinária japonesa, o que foi deveras interessante, mais ainda foi descobrir sobre aquele lugar. Um lugar bem pequeno, que vende produtos japoneses, frango assado aos fins de semana, frios e algumas coisas congeladas, como a dona da loja me disse "minhas filhas acham esse lugar horrível". Mas o que me chamou atenção foi o orgulho dela nessa loja, mais ainda as histórias que ela me contou sobre ela.
  A loja tem 13 anos, no começo ela tentou fazer uma loja de produtos naturais, o que não deu certo e a fez investir em variedades (por isso há tantas coisas na lojinha). No fim, acabou dando certo, mas pensando nas pessoas com restrições, há coisas feitas a mão sem glúten, sem glicose e tantas coisas mais. Parece uma historinha simples e até é, mas me lembro bem do que ela me disse:
  "Estou numa idade em que quero acreditar em princípios. É, pretendo trabalhar com produtos naturais de novo, frango sem hormônios essas coisas. Tem pessoas com muitas restrições e estou tentando atendê-las, ainda vendo bolachas essas coisas, mas também é para as crianças que tem pouco dinheiro né? Mas vou atrás dos meus princípios. Isso aqui ta mais para uma Ong, aquela menina que trabalha aqui, ela vinha quando tinha 6 anos porque não queria ficar sozinha em casa e hoje (com 18) trabalha aqui comigo."
  Algo que não ouço a tempos e realmente me marcou. Alguém que corre atrás dos princípios e pouco a pouco fui começando a entender mais daquele pequeno lugar, que era tão significativo a ela. Agradeço-a pela conversa e pela simpatia. Hoje aprendi mais do que truques para cozinhar, tive uma lição de vida sobre princípios e humildade.

Um comentário:

Delicatessen. disse...

Muito curiosa essa postagem sua, Lucas. Sabe, essa senhora é uma exceção.
A maioria das pessoas que conheço, ao envelhecerem, passam a abandonar seus princípios, no sentido de deixar de buscar sossego para seus anseios, que vão minguando. Se sentem completamente desiludidos com a humanidade em geral. Eu entendo essa desilusão, são tantas experiências importantes e muitas vezes as pessoas começam a enxergar uma realidade que a gente não conhece ainda.
Saber conciliar a experiência com a crença de que ainda há possibilidades, no entanto, é incrível e raro.
Vida longa a essa senhora!